Suchergebnisse
Filter
6 Ergebnisse
Sortierung:
Cadernos sobre o mal: agressividade, violência e crueldade
In: Sujeito e história
O fascismo de massa: um opúsculo que analisa o fascismo pelo viés da filosofia, sociologia, psicanálise e semiótica
"O Opúsculo, O FASCISMO DE MASSA, apresenta uma análise desse movimento ideológico guiado pelas abordagens fornecidas pela filosofia, sociologia, psicanálise e semiótica. É o primeiro trabalho de sociologia psicanalítica produzido pelos pesquisadores Luís Carlos Petry e Rudá Ricci. Com este Opúsculo, o leitor terá acesso a importantes perguntas que nos atormentam nos dias de convulsão democrática que vivemos. O que é o nazismo? O que é o Fascismo? O que são fenômenos de massa e como eles surgem, se organizam e quais as suas bases no sujeito individual? Como a ideologia fascista pode ser identificada no discurso dos sujeitos e nas moções de massa? Quais as relações entre os atuais movimentos políticos da ultradireita brasileira e a formação do fenômeno de massa fascista? Quais são as etapas de geração dos movimentos fascistas e de seus líderes? Perguntas fundamentais que são trabalhadas dentro dessa Obra e que nos ajuda a compreender o complexo panorama da realidade brasileira na atualidade, mostrando que os movimentos fascistas e a autonomização de suas personagens não se constituem em um fenômeno espontâneo e aleatório, mas que está ligado, de modo visceral, a formação de uma sociedade brasileira, elitista, escravocrata e autoritária". Luís Carlos Petry
World Affairs Online
Theodor W. Adorno e a psicanálise: algumas notas sobre o Agitador Fascista
In: Griot: Revista de Filosofia, Band 16, Heft 2, S. 102-114
This article examines a study by Theodor Adorno about the radio phonic utterances of the extreme right-wing political activist in the USA, Pastor Martin Luther Thomas, in the 1930s. In examining these discourses through the method of content analysis, Adorno sought to understand the motives that led individuals to perpetuate the same economic relations as their forces had overcome, instead of replacing them with a superior and more rational form of social organization. After more than 70 years, this study is undoubtedly an indispensable instrument for understanding the current social scenario, mainly politic.
Das dynamische Verhältnis von Kunst und Psychiatrie in Brasilien zwischen 1920 und 1980
Ziel: Das übergeordnete Ziel der vorliegenden Arbeit ist die Analyse der Dynamiken zwischen psychiatrischer Praxis und bildender Kunst in Brasilien von 1920 bis 1980 und die in dieser Zeit entstandenen Institutionen in ihrer Neuheit einzuordnen. Die spezifischen Ziele waren (I) zu beschreiben, mit Hilfe welcher ProtagonistInnen die Kunst als klinische Anwendung Eingang in die Psychiatrie fand, (II) aufzuzeigen, unter welchen Umständen und an welchen Orten die PatientInnen arbeiten konnten, (III) zu zeigen, wie die Kunstanwendungen in der Psychiatrie als Aspekt der Behandlung von PatientInnen dokumentiert und rezipiert wurden, (IV) gegenüberzustellen, mit welchen medizinischen, gesellschaftlichen und politischen Vorbedingungen sich die MedizinerInnen und KünstlerInnen konfrontiert sahen und (V) zu erforschen, zu welcher Institutionalisierung und Institutionskritik die neuen Dynamiken an der Grenze von Kunst und Psychiatrie geführt haben. Folgende Methoden wurden angewandt: (I) Systematische Literaturrecherche, (II) ExpertInnenbefragung und Interviews, (III) Analyse von filmischem Material. Ergebnisse: (I) drei medizinische ProtagonistInnen wurden identifiziert: Osório César, Nise da Silveira und Lula Wanderley (II) sowie drei KünstlerInnen: Alice Brill, Almir Mavignier und Lygia Clark. Nur aufgrund des gemeinsamen unberirrten Strebens der zwei Gruppen, die sich auch gegen die Repressionen der Diktatur ab den 1950er Jahren zur Wehr setzten, wurden Kunstateliers (César), Museen (Silveira) und neue Freiheiten (Wanderley) institutionalisiert. (III) Es konnten drei Dynamiken festgestellt werden, die zur Etablierung der Kunst in den Kliniken geführt haben: die Ankunft der Psychoanalyse in Brasilien, die Rezeption der Antropofagia in der Kunst und Psychiatrie und die Institutionalisierungsbestrebungen bzw. Institutionskritik. Schlussfolgerungen: Mithilfe der drei beschriebenen Dynamiken wird gezeigt, dass die entwickelten Therapiemethoden erst durch das Verwischen der Fachgrenzen zwischen MedizinerInnen und ...
BASE
Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação: o paradigma pulsional
In: Revista Observatório, Band 1, Heft 2, S. 136-155
Parte-se do estado da arte feito por Muniz Sodré (2012a) sobre a abordagem acadêmica do campo comunicacional e a dificuldade para defini-lo em seu aspecto "científico". No intuito de prospectar além dos paradigmas identificados por Sodré (o sociológico, dos efeitos; e o semiótico, dos códigos), propõe-se o paradigma pulsional que orienta a Transformática, teoria psicanalítica da comunicação.