Nos ultimos anos o Brasil vem passando por um intenso processo de divisao politico-administrativa, materializado na fragmentacao de sua malha municipal. Centenas de novos municipios ja foram instalados, em todas as unidades da Federacao, nao havendo simetria entre eles. Comum a todos aparece apenas o desejo de seus moradores em serem melhor atendidos pelo poder publico. Neste artigo o autor efetua comentarios a respeito dos efeitos da emenda constitucional no. 15, que restringe as possibilidades de alteracoes territoriais. Rebate algumas alegacoes que tem sido feitas na midia a respeito do processo de emancipacao e conclui que os impedimentos representam um retrocesso democratico. (ram/DÜI)
Was macht aber die Komplexität von Regionen aus und wie kann sie reduziert werden? Zum einen geht es hierbei um das komplexe Gefüge aus Städten und ihrem Umland, aus Teilräumen und Gesamträumen, aus Verflechtungen und Barrieren, aus Versorgern und Versorgten. Regionen werden dabei als überörtliche Interaktions- bzw. Handlungsräume und Städte als deren Zentren verstanden.
La imagen de Nicaragua como un solo pais es una ficcion construida por el patriotismo escolar. La realidad revela varias Nicaraguas. Debido a sus marcados contrastes climaticos, orograficos, economicos, demograficos, tecnologicos, socioculturales y politico-institucionales, el territorio de eso que administrativa y juridicamente se llama Nicaragua, aparece fragmentado al menos en tres Nicaraguas: la del Pacifico, la del Centro y la del Caribe. (Envio/DÜI)
In: Revue juridique et politique: indépendance et coopération ; organe de l'Institut de Droit ; organe de l'Institut International de Droit d'Expression Français, Band 48, Heft 2, S. 113-125
Die Verfassungsreform von 1992 führte zu neuen regionalen Strukturen. Wenn es das Ziel war, wirtschaftlich und politisch gleichgewichtige Regionen zu schaffen, so ist dieses Ziel nicht erreicht worden. Die regionale Selbstverwaltung wurde gestärkt, was auch einen regionalen finanziellen Ausgleich notwendig machte. (DÜI-Seu)
Uma comparacao das receitas "per capita" dos governos estaduais e municipais revela um fato marcante no Brasil: Estados e municipios com populacoes relativamente ricas nao necessariamente tem governos com recursos correspondentes. Essa constatacao talvez nao surpreenda devido a importancia das transferencias intergovernamentais no Brasil. Neste artigo, apresentam-se os dados comparativos de receitas para que os cidadaos brasileiros possam avaliar melhor o desempenho de seus governos estaduais e municipais. Atraves desta discussao, pretende-se contribuir para uma melhor compreensao das recentes propostas de mudancas no atual sistema do federalismo fiscal brasileiro. (Rev Econ Polit/DÜI)
Diskutiert wird der Ausgang der Regional- und Kommunalwahlen in Namibia von Ende November/Anfang Dezember 1992. Nach Darstellung der prozentualen Ergebnisse von Swapo und DTA und der Sitzverteilung in den einzelnen Regionen geht es vor allem um die Aufgaben und Ziele der jeweiligen Regionalparlamente, um ihre (beschränkten) Möglichkeiten, diesen Zielen auch gerecht zu werden sowie um ihren (zu geringen) Einfluß auf die Politik der Zentralregierung in Windhoek. Als besonderes Problem wird hervorgehoben, daß vor allem die extrem unterentwickelten Regionen im Norden des Landes eine zu schwache finanzielle Basis haben, um ihre Aufgaben wirkungsvoll wahrnehmen zu können. (DÜI-Hlb)