In: Zeitschrift für Staats- und Europawissenschaften: ZSE ; der öffentliche Sektor im internationalen Vergleich = Journal for comparative government and european policy, Band 11, Heft 3, S. 457
Resumo: O artigo aborda o conceito de carisma de Max Weber, tomando como hipótese a relação entre a categoria do carisma e um problema de explicação, que pode ser sintetizado na pergunta: como surge o novo na história e como o mundo se transforma e toma uma nova direção? O carisma não é apenas um tipo (de dominação) irracional e revolucionário; porém, principalmente, um modelo sociológico explicativo para a compreensão da mudança social. Neste sentido, Weber elabora o conceito do carisma como uma categoria complementar ao conceito de racionalismo. A história da sociedade se movimenta no campo das tensões entre o irracionalismo e o irracionalismo. O carisma pode ser visto como uma chave sociológica para o entendimento dos processos sociais nos quais as aparentes tendências evolucionistas e unidimensionais do racionalismo se rompem de modo explosivo, suspendendo as instituições para ganhar o domínio e controle através de formas pessoalizadas em contextos coletivos. O processo de cotidianização do carisma, entretanto, acaba sempre em nova racionalização das esferas da vida.
"Europäische Gesellschaft" ist als Begriff an ein normatives Gesellschaftsbild geknüpft, das soziale Kohäsion, Solidarität, kollektive Identität und gemeinsame Werte über nationale Grenzen hinweg impliziert. Die Legitimität und Nachhaltigkeit der europäischen Integration scheint in hohem Maße von der Realisierung dieses fest im öffentlichen Bewusstsein verankerten politischen Ideals abzuhängen. Viele Beobachter weisen darauf hin, dass mit der zunehmenden Verlagerung politischer Verantwortung und Gesetzgebung von den Mitgliedsstaaten auf die EU eine stärkere gesellschaftliche Basis immer wichtiger wird. Handelt es sich hier um eine realistische Perspektive oder bloß um einen Mythos? Kann die EU Defizite sozialer Integration auf nationalstaatlicher Ebene kompensieren oder benötigt sie zu ihrem Funktionieren intakte Gesellschaften? Und was wird, wenn eine europäische gesellschaftliche Integration unrealistisch erscheint und gleichzeitig Vergesellschaftung und soziale Integration auf nationalstaatlicher Ebene zunehmend schwächer werden - unter anderem als Folge der Europäisierung? (ICEÜbers)